sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Incentivo às leis dominicais no site de Obama

Vejam que interessante relato consta do site de campanha de Barack Obama. Ressalvo desde logo que não se trata de nenhuma diretiva ou manifestação oficial do novo governante americano, ou de seu staff, mas de como as idéias podem ser facilmente aceitas, especialmente amparadas na questão ecológica/crise econômica, como temos tratado de considerar neste espaço:

Conservação de energia & América Globalizada

Houveram muitas mudanças nos últimos 100 anos. Não temos visto apenas as atividades das gangues crescerem juntamente com os crimes, mas também o temos no consumo de energia. A outra alteração que eu percebi foi a revogação das "Leis Dominicais" em todo os Estados Unidos.

Originalmente, as leis dominicais foram instauradas para se certificar de que as pessoas não tivessem de escolher entre o trabalho e a igreja. Muitas vezes, a nobreza se utilizaria de atrativos financeiros para os religiosos chefes de famílias, afim de obrigá-los a trabalhar, para assim aumentar seus próprios ganhos financeiros. Isso foi injusto para com aqueles que precisavam de dinheiro, que temiam perder os seus próprios meios de apoio, e que sem uma lei proibindo as pessoas de trabalhar (embora não creio que se aplicava a você trabalhar para o seu próprio negócio), seriam mais sobrecarregadas.

Eu tenho que perguntar se não haviam mais benefícios com isso. Em primeiro lugar, em as empresas não sendo abertas, os seus filhos não teriam para onde ir para entretenimento. Pais teriam pelo menos 1 dia que poderiam passar com a família e amigos sem ter de alinhar trabalho horários. Diminuição do uso do gás em toda o quadro. Menos crime (uma vez que os pais estão em casa aos domingos, não há nenhuma razão para não manter os olhos neles.) Menos pessoas sem teto implorando na rua (Uma vez que não existem pessoas para pedir). Menos Polícia seria necessária (em todo caso... Eles poderiam trabalhar na base do "Chame se necessário" para que eles também pudesse ser capazes de passar algum tempo com a família). Vizinhos teriam tempo para se conhecerem uns aos outros. Quão bem você conhece seus vizinhos agora? Vocês tiveram alguns churrascos? Agora, eu suponho que a maioria das pessoas que podem ter churrascos, saem apenas com pessoas de "colarinho branco", independentemente do bairro onde vive. Nosso horário de trabalho pode determinar com que classe você se relaciona e endurecer ainda mais as divisões.

Então, talvez devessemos considerar adotar uma lei dominical. Nem para restringir as pessoas de trabalhar, mas para dar liberdade para aqueles que não podem escolher. E imagine os impostos em dólares que seriam economizados?

Problema é, que não acredito que isso seria aceitável, em Washington e estados que cobram um imposto sobre o rendimento. Essa é a verdadeira razão pela qual as leis dominicais foram abolidas. As pessoas poderiam ser forçados a trabalhar mais dias, alguns trabalhadores a tempo parcial sem seguros.
...
Fonte - BarackObama.com

Nenhum comentário: