terça-feira, 25 de novembro de 2008

A Lei e a Graça


Indiscutivelmente, a salvação é só pela Graça. Pau-lo, o vibrante apóstolo, confirma em Efésios 2:8: “Por-que pela Graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.”
Porém, o grande equívoco reside numa falta de entendimento do texto de João. Veja você: se a GRAÇA existiu apenas a partir da vinda de Cristo a este mundo, que será dos patriarcas, profetas, os homens e mulheres que amavam a Deus no passado? E aqueles que anelavam a vinda do Messias? – Estarão perdidos?
O manso Moisés, por exemplo. Deus lhe deu a Lei no Monte Sinai e ele já está no Céu. Deus o ressuscitou e o levou para junto de Si (Ver Judas 9; Mateus 17:1-4). Eu lhe pergunto: Moisés foi salvo pela LEI ou pela GRAÇA? Ora, se ensinam que a GRAÇA só existiu quando Jesus veio, então este grande Patriarca e seus amigos protagonistas do Velho Testamento foram salvos pelas obras da Lei.
Este é um pensamento lógico, não acha? Afinal, o ensino vulgar é que Jesus aboliu a Lei e estabeleceu a Graça. Porém, isto é uma interpretação equivocada. Aceitar assim, será admitir a contradição bíblica, o que jamais pode acontecer, pois o Espírito Santo não erra.
Por outro lado, haveria duas classes de santos no Céu. Um grupo salvo por méritos próprios e outro redimido pelo sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário.
Isto é contrário à Bíblia!

ENTÃO A GRAÇA ANTECEDE O
NASCIMENTO DE CRISTO NA TERRA?

Oh, sim! A Graça é uma dádiva que Deus nos deu, como afirma Paulo: “... antes dos tempos dos séculos... desde tempos eternos.” II Timóteo 1:9; Romanos 16:25. Por isso João garante que Jesus foi morto “desde a fundação do mundo.” Apocalipse 13:8.
Amados, a Graça e a Lei não se conflitam. Elas subsistiram juntas por milênios, e juntas co-existirão enquanto houver pecadores. A Lei revelando o pecado, e a Graça trazendo o remédio para o pecado. Lembram-se? Paulo disse: “Onde não há Lei, também não há pecado.” Romanos 4:15. Esta é a única função da Lei – apontar o pecado.
Assim sendo, antes ou depois do nascimento de Cristo, a salvação foi e é unicamente pela Graça, e isto é patenteado com a chancela paulina: “Porque a GRAÇA de Deus se há manifestado, trazendo salvação a TODOS os homens.” Tito 2:11.
Sabe, a Graça era plano de Cristo antes mesmo da queda de Adão e a primeira referência que temos como revelação escrita está em Gênesis 3:15. Ali está a promessa de que Jesus viria como Salvador e, a partir daí, os que creram passaram a esperá-Lo pela fé.
Rigorosamente, o maior exemplo de salvação pela Graça, mediante a fé em Cristo, foi Jó. Disse ele: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim Se levantará sobre a Terra.” Jó 19:25.
Agora, diga-me: Qual o conflito entre Lei e Graça? Nenhum! Ambas, LEI e GRAÇA, têm uma finalidade. Elas realizam seus papéis. Uma não cancela a outra, nem interfere em sua função. A Lei mostra o pecado na vida do ser humano. Quando este se arrepende e abandona o pecado é salvo pela Graça. Quando a Graça realiza o seu papel: JUSTIFICAR o pecador, não invalida o ministério da Lei, que continuará a revelar o pecado até o retorno de Cristo, quando então e só então, o pecado será erradicado.
Viu?! A Graça não exclui o homem de guardar a Lei. Elas andam juntas, irmanadas, cumprindo cada qual sua missão específica.
Há outro fato singular na Bíblia, onde é mencionado que os remidos entoarão o cântico de Moisés e do Cordeiro (Apocalipse 15:3). Por que não é o cântico de João, Pedro ou Paulo? Afinal, foram estes os grandes baluartes do Novo Testamento! Sabe por que não é?
Porque é o cântico da LEI (Moisés) e da GRAÇA (Cordeiro). E isto é a realidade de que estarão sempre juntas. O Sangue de Jesus é o
único meio de salvação; e a Lei eternamente será o padrão de conduta, e a norma do Juízo Divino.

DIZEM QUE OS QUE GUARDAM A LEI MORAL SÃO UMA SEITA HERÉTICA! É VERDADE?
Não! Não é verdade! Este é um problema antigo! Todos os que desejam fazer a vontade de Cristo integralmente, com sinceridade, sem reservas, padecerão perseguições. Foi o que ocorreu ao longo dos milênios, iniciando com o primeiro mártir, Abel, no Éden.
O que acontece com as pessoas que afirmam isso é uma profunda falta de compreensão dos textos bíblicos. Ora, Jesus afirmou: “Até que o Céu e a Terra passem, nem um JOTA ou um TIL, se omitirá da Lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:18.
Por favor, olhe para o Céu. Pise na terra! Estão no mesmo lugar? Então, a Lei de Deus está em vigor, exatamente como a deu no Monte Sinai para guiar Seu povo. Se você diz pertencer ao povo de Deus, deve reconsiderar isto com carinho.
Outrossim, observe o que disse Paulo, o decidido apóstolo:
“Mas confesso-te isto: que, conforme aquele caminho que chamam SEITA, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos profetas...” Atos 24:14.
Percebeu? Esse querido apóstolo foi sincero ao afirmar que pertencia à SEITA cujos membros observavam a Lei de Deus, como ele mesmo fazia.
Não é muito claro? Portanto, orgulhe-se se um dia vier pertencer à SEITA do insígne irmão Paulo de Tarso, a “seita” que guarda os DEZ MANDAMENTOS. Chamam-na SEITA, mas ela é a Igreja do Deus vivo.

BEM... ENTÃO ESTAMOS TRANSGREDINDO A LEI DE DEUS?
Sem dúvida! A Lei Moral é composta de DEZ PRECEITOS. Muitos porém, obedecem apenas a nove mandamentos e pensam que está cor-reto. O SÁBADO (o grande mandamento esquecido) faz parte da imutável Lei de Deus. O Criador não o aboliu, não o transgrediu, nem o mudou. Portanto você deve considerar a solenidade desta Escritura, decidindo observar este preceito santo.
Nunca esqueça: na matemática do Céu 10–1 = 0, conforme a-firma Tiago, no seu livro cap. 2:10. Lembre-se também do que disse João, o apóstolo do amor:
“Pecado é a transgressão da Lei.” I. S. João 3:4.

Nenhum comentário: